Em Para de Minas Natal Luz prossegue com programação para todos os gostos

Praça Torquato de Almeida ganhou praça de alimentação que servirá a população durante apresentações artísticas

Praça Torquato de Almeida ganhou praça de alimentação que servirá a população durante apresentações artísticas

 

Após o sucesso da abertura do Natal Luz, com a instalação da Casa do Papai Noel na Casa da Cultura, outros shows musicais e apresentações artísticas diversas acontecerão em centros comerciais e locais públicos da cidade. A programação de eventos culturais do Natal Luz será recheada de atrações para todos os gostos.

Uma dessas atrações será novamente a vesperata, que acontecerá em mais duas oportunidades, nos dias 11 e 22 de dezembro, de acordo com a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino.

“Foi uma vesperata que encantou e emocionou a todas as pessoas. Por isso, elas estão pedindo que aconteça de novo. Serão mais dois momentos mágicos, pra que quem não pôde acompanhar da primeira vez, desta vez possa.”

A proposta é também diversificar os locais onde os eventos são realizados, levando-os aos bairros e às comunidades, afirma Andréia.

“Sabemos a quantidade de comércios que temos hoje fora do Centro, muita coisa de qualidade. Então queremos gerar oportunidades também aos comerciantes dos bairros.”

A Praça Torquato de Almeida, que recebeu a abertura e já vinha sendo o ponto principal do Natal Luz, ganhou também uma praça de alimentação. Ela veio para fortalecer ainda mais a programação de Natal, com a oferta de diversos alimentos e bebidas, como explica o Assessor de Eventos e Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Helton Simão.

“A praça de alimentação fica bem em frente à Escola de Música (prédio da antiga rodoviária). Servirá de suporte à população, já que teremos várias atrações musicais por aqui, sempre às sextas e sábados. Tragam a família e os amigos, pois certamente será muito especial.”

Durante os dias de funcionamento da praça de alimentação, uma iniciativa pioneira será realizada junto aos proprietários de barracas, para destinação correta do óleo de cozinha usado durante os eventos. Segundo Lucas Diniz, da empresa Ecolut, responsável pela ação, a proposta de parceria com a Prefeitura foi aceita prontamente pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. Um ponto de coleta está instalado na praça de alimentação.

“Os próprios barraqueiros passam a ter onde descartar o óleo, e a população vê que está consumindo um produto novo, de qualidade. Além dos barraqueiros, qualquer um pode trocar os óleos por produtos de limpeza. É vantagem para a população, para os comerciantes e para o meio ambiente.”

A decoração natalina preparada para este ano tem despertado a atenção não só de moradores de Pará de Minas, mas também de turistas de outras cidades. Além das praças e ruas iluminadas, a Casa do Papai Noel, aberta diariamente, das 19h às 22h, encanta as famílias que passam pela região central.

É importante reforçar que os protocolos sanitários de combate à Covid-19 estão sendo cumpridos durante os eventos do Natal Luz, conforme determinação do Decreto Municipal 11.763, de 22 de novembro de 2021.