Sobre nós


Trilha dos Bandeirantes:

Criada em 2002 a Associação Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes desenvolve ações que apresentam o turismo como alternativa de desenvolvimento econômico, social e cultural na região em que ambiciosos Bandeirantes deixaram suas marcas.

Atualmente, a Trilha dos Bandeirantes é composta por treze municípios: Bom Despacho, Moema, Dores do Indaiá, Igaratinga, Itaúna, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Maravilhas, Onça de Pitangui, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, e Pitangui.

O Circuito Turístico - Trilha dos Bandeirantes reúne em seus municípios associados grande diversidade histórico-cultural tendo principalmente, registros sobre o período colonial e o Ciclo do Ouro, abrigando a Sétima Vila do Ouro de Minas Gerais, além de apresentar uma natureza exuberante, grande diversidade histórico-cultural, tradições seculares e trilhas que refletem a identidade de Minas Gerais e do Brasil.

Os Circuitos Turísticos são instâncias de Governança Regionais, reconhecidas pelo Decreto Lei nº.43.321 de 08/05/2003 e configuram-se como o principal interlocutor entre os municípios e governos , orientando e coordenando, em parceria com os municípios a política de turismo junto à cadeia produtiva local,

envolvendo o poder público e sociedade civil, visando o fortalecimento da atividade turística Regional.

Atualmente, em Minas Gerais, existem 42 circuitos certificados. A certificação está prevista na Resolução 008, de 28 de abril de 2008 e é este documento que respalda o circuito perante o Estado, inserindo-o, efetivamente, na política pública do turismo.

MISSÃO

Desenvolver o turismo sustentável regional como uma atividade economicamente competitiva, geradora de renda e desenvolvimento social, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e na preservação do meio ambiente

VISÃO

Tornar-se, nos próximos três anos, uma das principais Instâncias de Governança Regional do Estado de Minas Gerais e do Brasil, sendo referência em confiabilidade e profissionalismo para o desenvolvimento do Turismo Regional.

VALORES

  • Comprometimento
  • Confiabilidade
  • Trabalho em equipe
  • Ética
  • Sustentabilidade
  • Trabalho em Equipe