Criada em 2002, a Associação Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes desenvolve ações que apresentam o turismo como alternativa de desenvolvimento econômico, social e cultural na região em que os ambiciosos Bandeirantes deixaram suas marcas.
Atualmente, a Trilha dos Bandeirantes é composta por quatorze municípios: Bom Despacho, Moema, Dores do Indaiá, Igaratinga, Itaúna, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Maravilhas, Moema, Onça de Pitangui, Papagaios, Itaúna, Pará de Minas, Pequi, Pitangui e São Gonçalo do Pará.
O Circuito Turístico - Verde Trilha dos bandeirantes reúne em seus municípios associados grande diversidade histórico-cultural tendo principalmente, registros sobre o período colonial e o Ciclo do Ouro, abrigando a Sétima Vila do Ouro de Minas Gerais, além de apresentar uma natureza exuberante, grande diversidade histórico-cultural, tradições seculares e trilhas que refletem a identidade de Minas Gerais e do Brasil.
Os Circuitos Turísticos são instâncias de Governança Regionais, reconhecidas pelo Decreto Lei nº.43.321 de 08/05/2003 e configuram-se como o principal interlocutor entre os municípios e governos , orientando e coordenando, em parceria com os municípios a política de turismo junto à cadeia produtiva local, envolvendo o poder público e sociedade civil, visando o fortalecimento da atividade turística Regional.
Atualmente, em Minas Gerais, existem 44 circuitos certificados. A certificação está prevista na Resolução 008, de 28 de abril de 2008 e é este documento que respalda o circuito perante o Estado, inserindo-o, efetivamente, na política pública do turismo.

Anunciantes